Quê Onde
O Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance completa 10 anos nesse ano e para comemorar convida a todos para as apresentações do espetáculo Quê Onde, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett. A montagem do grupo máskara estreou em 2010 no V Festival Beckett de Buenos Aires e agora estará no palco do Teatro Goiânia nos dia 15 e 16 de outubro ás 20 hs
Release: Quê Onde ou Que Donde ou What Where, Quoi où, é um texto onde uma voz afirma ao final: “Faça Sentido Quem Possa”. Último texto de Beckett escrito para o palco (1983), com quatro ou cinco personagens (Bam, Bom, Bim, Bem e a Voz) que entram e saem de cena num desenho circular. Este texto abre leituras múltiplas, pode ser um vaudeville, uma comédia ou um drama brechtiano. Sua dramaturgia é composta de perguntas e poucas respostas, solicita um espectador criativo, não aquele cego às entrelinhas ou ao ritmo da cena. Beckett não se repete porque a vida não se repete. Talvez haja uma história, ou não.
Segundo Gontarsky, que nos estimula à montagem deste autor, o que sobra depois de Quê Onde é a consciência incorporada do NADA. Este texto é um diálogo de vozes e imagens. Sem coerência, rico em imagens, cacos, fragmentos, vislumbres de uma narrativa contínua incompleta. Um jogo de dados que possibilita múltiplas leituras. Personagens surgem e desaparecem. Arte para ser olhada, ouvida, para não ser entendida. Assim é Quê Onde, utilizando palavras do próprio Beckett (leia e respire vagarosamente):
“Não é a minha vida, por que não, ele é um, se quiser, se for preciso, eu não digo não, esta noite. Tem de haver uma, ao que parece, uma vez que há discurso, não há necessidade de uma história, uma história não é obrigatória, apenas uma vida, esse é o erro que cometi, um dos erros, para que queria uma história para mim, enquanto vida por si só é suficiente.”
Direção: Robson Corrêa de Camargo
Elenco: Ronei Vieira
Ana Paula Teixeira
Takaiúna Correia
Nataly Brum Darshana
Luciano Di Freitas.
Música: Elsa Justel
Preparação Corporal: Kleber Damaso
Produção: Ronei Vieira